segunda-feira, 18 de abril de 2011

O AMOR VENCE A DOR

Um prisioneiro foge de um campo de concentração na Alemanha, na 2ª guerra Mundial. À noite, o comandante coloca-se diante dos outros prisioneiros e lhes diz: “o fugitivo não foi encontrado, por isso dez de vocês morrerão no Pavilhão da Morte”.

O COMANDANTE aproxima-se, então, da primeira fila e olha, com firmeza, no rosto de cada um. Por fim, levanta a mão, aponta o dedo para um homem e diz: “Você e você e você...” São dez. Dez pessoas condenadas à morte. Um deles clama: “O que será de minha pobre mulher e de meus filhos?”.

DE REPENTE algo inesperado acontece. Um preso sai do meio de muitos, sem ser chamado, e coloca-se diante do comandante que põe a mão no revolver e diz: “Alto”! O prisioneiro responde, calmamente. “Quero ir no lugar desse último condenado”. “Quem é você”? grita o comandante. A resposta é breve: “Eu sou um sacerdote católico. Quero morrer no lugar desse pai que tem esposa e filhos para cuidar”.

SILÊNCIO naquela sala! Por fim, o comandante decide e diz, com voz rouca: “Aceito! Vá com eles!”. Assim entregou-se, voluntariamente, à morte, o frade franciscano Maximiliano Kolbe, aos 47 anos, no lugar daquele pai de família. Aquele frade, hoje São Maximiliano Kolbe, viveu “ao pé da letra” a afirmação de Jesus: “Ninguém tem um amor maior do que aquele dá a vida pelos amigos” (Jo 15,13).

A SEMANA Santa começa com o Domingo de Ramos. Símbolos de vida, de esperança, de vitória e de paz, os ramos verdes são abençoados e levados em alegre procissão, revivendo a entrada de Jesus em Jerusalém, onde iria dar sua via não somente para salvar uma família, mas toda a humanidade. Jesus assume as nossas dores e as nossas culpas, mas o Pai faz reviver o que morreu, porque Ele é o Deus da Vida. Na cruz, o amor vence a dor.

MILHÕES de pessoas, hoje, continuam carregando pesadas cruzes pelos caminhos do mundo. No rosto de cada uma, o rosto do próprio Cristo sofredor. Mas nem a violência, nem o ódio, nem a Cruz terão a última palavra. A última palavra será do amor e da vida. É isto que os cristãos celebram na Semana Santa. É a certeza do amor. É isto o que significa proclamar Feliz Páscoa. Ele garante: “Eu estarei com vocês, todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).

+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
di.vianfs@ig.com.br

Um comentário:

  1. Gostaria de te convidar a participar do Sorteio de dois livros Ágape no meu blog.
    http://catequesecaminhando.blogspot.com/
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir