segunda-feira, 18 de abril de 2011

FESTA DOS RAMOS: DIA DO TRIUNFO MESSIANICO


FESTA DOS RAMOS: DIA DO TRIUNFO MESSIANICO
    (Is.50  ;MT.26)

Como Messias, Jesus é esperado em Jerusalém, como rei humilde e pacífico, é aclamado pelas multidões, realizando assim a profecia no júbilo dos profetas que diz: “Dance de alegria, Cidade de Sião, grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho de uma jumenta. Ele destruirá os carros de guerra. [...] Anunciará paz a todas as nações[...]”(Zc 9,9-10).

As multidões esperavam a salvação, então gritavam aclamando: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus” (Mt. 27,9). Jesus entra em Jerusalém para cumprir as promessas proféticas que diziam “[...] Babilônia, terra dos caldeus, por meio do profeta Jeremias: Anunciem entre as nações, façam ouvir, levantem a bandeira, façam ouvir, não se calem; digam: ‘Babilônia foi tomado’[...]” (Is.50,1-2).

Na festa dos ramos, queremos entrar com Jesus em Jerusalém, erguendo os nossos ramos e adentrar na semana Santa, para celebramos a nossa fé na paixão do Cristo, passando pela morte indo à celebração da ressurreição, com o mesmo Cristo ao terceiro dia então gritaremos o aleluia.

Depois da festa dos ramos, os discípulos são chamados a fazer o que Jesus mandou, preparar a ceia. Puseram-na à mesa para cear com seu Mestre. Na ceia o Mestre oferece o dom de sua vida, que é prefigurada na nova aliança. Ao terminar a ceia, Jesus vai se entregar à morte, antes porém, Ele vai rezar nas Oliveiras e se entregar confiante nas mãos do Pai (MT.26,36-46).

Amados, após a ceia aquela foi a noite das torturas do Senhor, Ele abraça o cálice e o calvário. Jesus segue a trilhar do caminho da dor, mantendo-se fiel ao projeto divino de salvação. Na morte de Jesus, a cortina do céu se abre, as colunas do Templo foram abaladas e o mundo ganha o perdão no sangue jorrado na cruz, cruz dos miseráveis e torturados. É nela que somos resgatados completamente.
Deus seja louvado em todos e em tudo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário