segunda-feira, 18 de abril de 2011

NA MORTE, DEUS SE MANIFESTA

Os amigos de Jesus lamentam: [Senhor!] “Já fazia quatro dias que...

NA MORTE, DEUS SE MANIFESTA
(Jo.11,1-43)

Lázaro estava no túmulo (v,17)”, Jesus disse: “Lázaro, vem para fora (v,43b.)”. A doença de Lázaro não é glória para Jesus. A glória para Jesus está na sua própria ressurreição.

Naquele acontecimento da doença e morte do amigo Lázaro, a glória de Deus se manifesta e se revela ao mundo daquela época. O episódio manifesta o poder de Deus e é revelado em Jesus, que justifica a ressurreição do morto: “ele esta dormindo” (v,12b.). A morta física é renascer para vida eterna, ela nos leva à presença do Criador.

Portanto, a morte não interrompe a vida. E em Lázaro, o morto, ela prefigura a ovelha perdida que volta para o convívio do redil ao ouvir o chamado do pastor quando diz: “vem para fora”, ele sai e imediatamente e se une aos seus. Jesus lembra aos presentes que o tempo é dividido em dois períodos distintos: “não são doze hora o dia?” (v,9), este é o tempo necessário para as realizações.

Jesus não tem medo das ameaças de morte dos opositores, no entanto, foi para este momento que Ele veio! Então Ele conforta os familiares do morto dizendo “ele está dormindo” (v.12b), e ordena: “Lázaro vem para fora” (v,43b). Antes, porém, Jesus se condói em sentimentos humanos chorando com os amigos do morto no lamento da morte.

Amados, a doença e a morte em nossas vidas são consequências do adquirido pelo pecado das origens, elas, em Lázaro não são sinal de Deus e sim do pecado de Adão. Em Jesus, o novo Adão, adquirimos a vida eterna.

Jesus é solidário com os familiares do morto e ordena:
-Tirem a pedra (v.39).
-Diz ao morto: Lázaro saia para fora (v.43).
-Manda que desamarrem as mãos do ressuscitado (v.44).
-Ele diz ao ressuscitado: “[...] deixem que ele ande” (v. 44).

Amados, quem tem medo da morte não pode ver a luz. O medo isola as pessoas do convívio e da partilha em comunidade. Por isso, tenham coragem, creiam na vida futura que há de vir por Jesus Cristo. Ele te levantará nas tuas tormentas diárias e te apontará o caminho a seguir.

Deus seja louvado em tudo e todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário