A INICIATIVA mundial inclui a promoção de ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas do planeta , além de mostrar à população que a exploração das matas sem manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos , como a perda da biodiversidade , o agravamento das mudanças climáticas, migrações desordenadas para áreas urbanas e o crescimento da caça e do desmatamento ilegal .
AS FLORESTAS cobrem, atualmente , 31% do planeta Terra e são responsáveis diretas pela vida de 1,6 bilhão de pessoas . Se a humanidade não repensar com urgência as próprias atitudes , uma série de dolorosas conseqüências será sentida num futuro próximo . A perda da biodiversidade , as mudanças climáticas, os assentamentos clandestinos , as diferentes poluições trarão um cortejo de sofrimentos, fome , perda de qualidade e a ameaça à própria sobrevivência .
AS RECENTES tragédias – enchentes e secas – têm muito a ver com o descaso do homem pela Terra , a sua casa . No primeiro capítulo da Bíblia , Deus confia ao homem o cuidado do Jardim Terreal . A tarefa não foi cumprida. Hoje a Teologia da Criação se apresenta com renovadas exigências . É velha , mas cada vez mais atual , a frase : Deus não se vinga nunca , os homens às vezes , a natureza sempre . Ou , Deus sempre perdoa, os homens às vezes , a natureza nunca .
+ Itamar Vian
di.vianfs@ig.com .br
Nenhum comentário:
Postar um comentário