sexta-feira, 10 de junho de 2011

PREGAÇÃO NO TREZENÁRIO DE SANTO ANTÔNIO DO BRAVO SERRA PRETA - BAHIA

“Não deixe envelhecer o dom de Deus que há em ti”
(1 Cor. 9,15 – 19, 22-23)


A festa do padroeiro é sempre um momento forte de renovarmos o que vivemos nos 12 meses passados, é ainda tempo de projetar os 12 meses futuros. Ao celebrar no trezenário um tema missionário, estamos convocando a comunidade toda a ser missionária em torno de nosso padroeiro.

Da mesma forma que nós celebramos, a palavra de Deus nos apresenta a vida missionária fervorosa do novo convertido Saulo de Tarso.

O Apóstolo Paulo revestido do ministério apostólico causava ânimo no anuncio catequético os benefícios recebidos, que para ele é dom gratuito de Cristo Senhor e Mestre dizendo: “Embora eu seja livre em relação a todos, tornei-me o servo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Com os Judeus, comportei-me como Judeu, a fim de ganhar os Judeus; com os que estão sujeitos à Lei, comportei-me como se estivesse sujeito à Lei – embora eu não estivesse sujeito à Lei – a fim de ganhar aqueles que estão sujeitos à Lei.” (19,20). Este direcionamento profético de Paulo o revigorava e não o deixa envelhecer o dom de Deus que havia nele, dom recebido gratuitamente.

Paulo vive os conflitos das mudanças pela conversão, porém o Senhor mesmo o ajudava na radical direção e busca da liberdade, tornando-o disponível e solidário para com os novos convertidos na fé do Senhor Jesus.

Queridos “Não deixem envelhecer o dom de Deus que há em ti”, a propósito, Paulo nos ensina lições que fortalecem a fé quando diz: “como os fracos, tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguém a qualquer custo. Tudo isso eu o faço por causa do evangelho, para me tornar participante dele”.
A decisão firme de Paulo não o tornava inerte, e sim vigoroso, ele não deixou envelhecer o dom de Deus que havia nas suas firmes decisões em favor do Evangelho.

O texto Sagrado apresenta Paulo vivendo a liberdade radical, adquirida no caminho de Damasco. Ele é firme, e busca divulgar a fé cristã, oferece tudo, o seu tudo, tornando-se nada com Cristo, Ele despreza sua condição de cidadão romano e é firme no propósito como evangelizador, e a cada dia mais ele é reabastecido, não se sente envelhecido na direção, porém o corpo se abate pelo enfado do tempo.

Amados, “Não deixem envelhecer o dom de Deus que há em ti”, porém é Jesus mesmo que nos encoraja quando diz: “Pai Santo, guardo-os em teu nome [...] para que seja um [...] como nós somos um”. A época era os discípulos responsáveis pela missão, eles foram encorajados e seguiram sem temer, oferecendo suas vidas. Hoje somos nós os propagadores de Jesus Ressuscitado, do qual recebemos o dom gratuito, dom de Deus que há em ti, recebido pelo batismo naquele dia.

Batizados, a missão é esta, diz a igreja na voz da CNBB., que todos devem se unir em defesa da vida, exata é a atividade missionária, é a missão, é aparte dos desafios da próprio vida missionária: defender a natureza, os pobres escravizados pelo pecado social, esta sempre foi e será a nossa missão por quanto igreja, sendo assim “não deixe envelhecer o dom de Deus que há em ti, este é o desejo de Dom Itamar Vian e de toda a Igreja na celebração do ano jubilar (50 anos), a celebrar em julho de 2012.

Amados, o Senhor não nos pede muito, Ele só desejar que todos sejamos um, como Ele e o Pai os são. Foi Dele que recebemos a gloria e nos retransmitiu para sermos seus imitadores. Nós não estamos envelhecidos, o Pai é quem nos revigora constantemente pelo seu Espírito. Ele que renova o mundo decaído pelo pecado social e pessoal.

Queridos, o individualismo não nos pode atingir, deem seus testemunhos de convertidos e de batizados no Espírito, o qual recebemos de Cristo Jesus. Nossa missão de discípulos é continuar as ações missionárias Dele, e não a nossa. Jesus permanece conosco, sempre nos animando contra o envelhecimento de nossa fé, levando-nos a superar desafios e vencer o cansaço.

A missão dos apóstolos e de Cristo, hoje, é do povo do Bravo. Sendo assim, permaneçam firmes, rejuvenesçam em Deus, e sirvam na comunidade dos que têm fé. Acreditem, o Pai os protegerá e vocês não serão contaminados com o espírito da esclerose e do envelhecimento precoce.

Amados, as ameaças e seduções não as façam ceder: “Reavivam o dom de Deus que há em ti”!!!!!

Deus seja louvado em tudo e em todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário