sexta-feira, 10 de junho de 2011

Comissão Nacional dos Diáconos elege nova diretoria

Reunidos em São Paulo, mais de 300 pessoas, na Vila Kostka, em Itaici, Indaiatuba (SP), foi realizada a 9ª Assembléia Geral da Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil (CND), realizada entre os dias 7 a 10. com tema centra:“A IDENTIDADE DO SER DIACONAL – A PALAVRA DE DEUS GERANDO COMUNHÃO ECLESIAL”, e o Lema: “UM SÓ CORPO, UM SÓ ESPÍRITO”, o evento contou com a participação de bispos, padres e diáconos de todo o Brasil. O nordeste lll,fio representado pelo seu presidente o Diácono Washington Santos Sousa, e sua diretoria,fazendo parte da comissão estava o Diácono Marcilio Bispo Presidente de CAD - Feira de Santana .


Leia mais.: Conheça identidade e desafios do diaconato permanente
.: Assembléia de diáconos começa nesta quinta em Itaici
.: Saiba mais sobre o diaconato permanente

A assembléia, foi ordinária e eletiva, nela deu-se a escolha da nova presidência para o exercício 2011/2015. Aproximadamente 203 diáconos eleitores votaram. O eleito foi o Diácono Zeno Konzen, do Rio Grande do Sul, como Presidente da CND para o quadriênio,com 117 votos. Compõem a nova diretoria da CND: Diácono Francisco Salvador Pontes Filho, (Manaus), vice-presidente; Diácono José Oliveira Cavalcante - Cory, (Ceará), Secretário; Diácono Rosendir Guimarães Souza, (Minas Gerais),Ttesoureiro.

O Conselho Econômico e Fiscal ficou assim constituído: Titulares –Diácono Silvio Roberto A. Oliveira, Regional Nordeste 2;Diácono Edson Aparecido Zaia Moreira, Regional Sul 1;Diácono Rolf Kriegger, Regional Sul 4. Suplentes – Diácono Enio Costa Ferreira, Regional Leste 1;Diaácono Gabriel Martins, Regional Sul 3; Diácono Marcílio Bispo Filho, Regional Nordeste 3.

O evento foi assessorado pelo Arcebispo de Teresina (PI), Dom Sérgio da Rocha, que é o bispo referencial dos diáconos do Brasil. Dom Sérgio apresentou a temática “A realidade da vivência da Comunhão”. Na palestra, o Arcebispo elencou alguns desafios da Igreja e dos diáconos, hoje. Citou a necessidade de descentralizar as estruturas paroquiais para tornar a paróquia mais missionária. “Outro desafio das paróquias é formar pequenas comunidades. O Diácono precisa ser um servidor de todos”, disse.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, padre Reginaldo Lima, desenvolveu o tema “Fundamentos Teológicos da Identidade do Ser Diaconal”. Padre Reginaldo destacou que o diácono precisa se identificar com Cristo Servo. Nesse sentido, citou os exemplos dos diáconos Filipe e Estevão, e a ação deles. As ações foram além da prática da Caridade, segundo a narração bíblica (Atos dos Apóstolos, 6-8) e anunciaram a Palavra. “Nenhuma dimensão deve ser priorizada em detrimento de outras. Todas são necessárias aos diáconos: Palavra, Liturgia e Caridade”.

O Diácono José Durán y Durán, coordenador da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica, do Conselho Nacional dos Diáconos, foi o responsável pela conclusão da abordagem do tema central da 9ª Assembléia Geral. Ele desenvolveu o tema “construir a comunhão a partir do serviço aos pobres”. “O diácono não constrói a unidade na Igreja a partir da presidência, mas a partir do serviço aos pobres. Não haverá unidade entre nós enquanto existirem excluídos”, disse.

Depois de cada palestra, houve a participação de vários diáconos. Eles fizeram comentários sobre o tema e ofereceram sugestões, a partir da prática e do exercício do Ministério Diaconal, em suas respectivas realidades. Foram também formados grupos de reflexão por Regionais, que apresentaram várias sugestões de metas.

A posse dos eleitos se deu na missa presidida por Dom Vicente Costa, Bispo diocesano de Jundiaí (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário