quinta-feira, 2 de junho de 2011

Papa Bento XVI cria nova diocese no Brasil

Na quarta-feira, 1º de junho, o Brasil ganhou nova diocese. O Papa fez o anúncio da criação da diocese de Naviraí, em Mato Grosso do Sul, e nomeou seu primeiro bispo o padre Ettore Dotti, da Congregação Sagrada Família (CSF), na audiência pública das tradicionais quartas-feiras. Com a nova diocese, em Dourados (MS), o Regional Oeste l da CNBB, do Brasil, passa a ter sete dioceses.

O 1º bispo da nova diocese, monsenhor Ettore Dotti tem 50 anos, é vigário regional da Congregação e ecônomo da Região Brasileira, e pároco da paróquia Bom Pastor, em Serrinha, na Bahia, também membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese.

Dom Dotti, nascido em Palosco, Bérgamo (Itália), no dia 1º de janeiro de 1961, entrou para o Seminário da Sagrada Família, em Bérgamo, em 1983. Fez sua profissão religiosa em setembro de 1988. Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano de Bérgamo e recebeu a ordenação presbiteral no dia 28 de maio de 1994.

Dom Dotti, chegou ao Brasil em janeiro de 1995. Foi vigário, paroquial, formador e ecônomo em Itapevi (SP); superior, reitor e mestre de noviços em Itapevi (SP), foi Administrador Paroquial da Paróquia de Ivailândia, no Paraná, e superior da regional da Congregação da Sagrada Família em Jandira (SP) e em Peabiru (PR).

Dados da nova Diocese de Naviraí

Sua extensão é de: 35.138 km2, com uma população estimada em 267.356 habitantes. O número de católicos é superior a 197 mil. Com 19 paróquias, 27 padres (10 diocesanos e 17 religiosos), 25 religiosas, 9 seminaristas. O território da nova diocese abrange 19 municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinheira, Japorã, Jataí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.

Com a criação da nova diocese de Naviraí, o Brasil passa para 275 o número das circunscrições eclesiásticas, assim distribuídas: 44 Arquidioceses, 211 Dioceses, 13 Prelazias, três Eparquias, um Exarcado, um Ordinariado para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário Próprio, um Ordinariado Militar e uma Administração Apostólica bem Pessoal.

Este feito histórico do Santo padre Bento XlV, na criação da diocese (Naviraí), a Arquidiocese de Feira de Santana na Bahia também é contemplada pôr seus bons pastores, visto que o bispo eleito é membro desta prelazia. Tendo como Arcebispo, Dom Itamar e bispo da diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari.

Deus seja louvado em tudo e todos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário