quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Santo Padre o Papa Bento Xl, nomea D. Sérgio da Rocha Arcebispo de Brasília

O Santo Padre, o papa Bento XVI, decide nomear Dom Sérgio da Rocha novo Arcebispo da prelazia de Brasília. Ele substituirá Dom João Braz de Aviz, transferido em fevereiro para Roma, como prefeito da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.Dom Sergio era Arcebispo de Teresina (PI) tem 51 anos, é paulista nascido na cidade de Dobrada, na região de Araraquara. Nomeado bispo auxiliar de Fortaleza em 2001, transferido para o Piauí, em 2007.


Dom. Sérgio da Rocha já era esperada, pelos seu colegas na Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com certo para o cargo agora nomeado por Roma. Ao saber de sua transferência para Brasília, o Arcebispo reuniu-se, esta manhã, com o vigário geral da Arquidiocese de Teresina, em sua residência, para tratar da mudança. A posse em Brasília se breve comenta os jornais do país.


Dom. tem dez anos de episcopado.. Foi membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB, membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome, secretário da Pastoral Vocacional do Regional Nordeste 1 da CNBB, presidente desse mesmo regional e presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Na assembleia de Aparecida, em maio, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da CNBB. Dom. Sérgio é homem de hábitos simples, aberto ao diálogo e sempre capaz de ouvir os subordinados. Essas qualidades, observam, deverão facilitar suas relações com o governo, em Brasília. Provavelmente Dom Sergio, logo será nomeado cardeal de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário