Evangelho (Mc 1,1-8)
A pregação do Batista é uma advertência. Quando se levanta o pano profético divino: (O mensageiro vem à frente), pregado antes de João, pelos profetas, em especial Isaias.
Aliás, é com este tema da espera que o Batista prepara sua pregação; se quisermos podemos ouvir a voz de alguém que proclama: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele” (Mc 1,3).
Então o batismo de João foi uma mensagem visual para os judeus, uma demonstração pública do arrependimento quando convertidos, eles passavam por uma mudança radical, no testemunho público, passando pelo banho ritual (lavar o corpo, repudiando os erros), reservado aos novos convertidos.
Amados, encontramos ainda hoje vários Batistas que preparam o cenário para a chegada (encarnação do Verbo) do natal.
Naquele tempo, alguns julgavam que João era o verdadeiro Messias. Pois ele falava como os antigos profetas, dizendo que o homem deve sair do pecado para fugir dos castigos e voltar para Deus a fim de encontrar a misericórdia Divina. Esta é em mensagem para todos os tempos e em todos os lugares. Assim, João proclamava-a com urgência. “Eu anuncio a vinda do Messias, Ele vai chegar”. Aconteceu que muita gente saia de todos os cantos para buscar em João o arrependimento de seus pacados, especialmento para ouvir a pregação da palavra de Deus.
Irmãos, Como é que João atraia tantos homens e mulheres? Certamente denunciava os líderes religiosos e os políticos corruptos de sua época. João teve coragem, demonstrando um ato de valor (hoje um serviço de cidadania), que fascinava o povo.
Ao mesmo tempo, João não poupava palavras fortes para denunciar as autoridades corruptas de sua época. Eles deveriam arrepender-se de seus erros, confessar publicamente os seus pecados, uma vez arrependidos João os batizava no rio Jordão.
João Batista os fascinava. Eles entendiam a mensagem do autêntico arrependimento que João queria transmitir.
Um arrependimento que era algo mais que uma confissão de pecados. Era a proposta de um grande passo a frente no tempo; de fato, muitos testemunhos eram dados!
Os convertidos e arrependidos acreditavam que apenas Deus poderia perdoar, e ao mesmo tempo, apagar definitivamente as dívidas (pecados).
Aos convertidos só lhes restavam:
. Afastar dos maus caminhos
. Ser batizado por João
Dizia São Gregório Magno: “Não desaproveiteis este tempo de misericórdia oferecido por Deus”.
Amados, não estraguem este momento próprio [na vida] para nos fortalacer deste amor purificador que nos é oferecido, podemos dizer que o tempo do Advento começa agora, entre nós, para abrir caminhos novos.
Então estamos preparados? E agora amados, durante este advento, podemos nos direcionar aos caminhos de nosso Senhor?
Queridos, podemos converter este tempo em um tempo para uma conversão mais autêntica? Em uma conversão mais penetrante em nossas vidas?
Irmãos, no tempo de João Ele pedia sinceridade aos novos convertidos e honestidade ao compromisso, abandonando-se totalmente na misericórdia Divina.
Ao fazê-los compromisso, João os ajudava a viver para Deus, a compreender que viver é a forma de lutar para liberdade em busca de novos caminhos, assumindo as virtudes Divinas e permitindo que a graça de Deus vivifique o espírito convertido com sua alegria.
“Arrependei-vos e sede batizados”! (Inseridos na vida).
Nenhum comentário:
Postar um comentário