Dom Itamar Vian
Por mercê de Deus e da Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana
Com a bula Quandoquidem novae, de 21 de julho de 1962, o Papa João XXIII criava a diocese de Feira de Santana, com desmembramento da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Tendo a frente como o seu primeiro pastor, o bispo Dom Jacksosn Berenguer Prado de saudosa memória.
“A criação de uma nova Igreja sempre foi fonte e origem de renovada esperança” afirmara o pontífice. De fato, muito frutos podem ser colhidos nesses quase cinqüenta anos, expressão do labor de muitos que trabalharam na messe do Senhor, mormente o nosso predecessor, Dom Frei Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque, OFM.
A Diocese é uma porção do Povo de Deus, na qual se constitui uma Igreja particular onde é “presente e operante a Igreja de Cristo, una santa, católica e apostólica” (Cân. 369). Visa, sobretudo, o pastoreio deste povo, procurando ir-lhe ao encontro nas suas particularidades.
Com o intuito de dar novo ânimo e vigor e fomentar uma ação pastoral mais intensa em toda a Arquidiocese de Feira de Santana, havemos bem decretar, como de fato o fazemos pelo presente, Ano Jubilar, Julho de 2011 a Julho de 2012, cujo tema é Igreja, Vida e Missão e cujo lema é: “Reaviva o dom de Deus que há em ti” (2Tm 1,6).
Que todas as forças vivas da nossa Arquidiocese, leigos, religiosos, sacerdotes, empenhem-se para que a celebração do Jubileu de Ouro de nossa Arquidiocese possa se constituir em um tempo de graça para todo o povo de Deus desta Igreja Particular.
Dado e passado nesta episcopal cidade de Feira de Santana, aos vinte e seis dias do mês de julho do ano de dois mil e onze.
+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
Nenhum comentário:
Postar um comentário