(Jo.20,19-23)
O Espírito é a palavra de Deus que vislumbrava no mundo, Ele é a luz para os que moram na escuridão do medo. Ela é a revelação do Pai, Ela garante a humanidade que o Espírito de Sabedoria, presente na criação e continue conduz o seu povo na história e nos tempos, ate os nossos dias.
Estando no meio deles, Jesus lhes oferece (apóstolos),conforto e animo, no entanto eles estavam amedrontados e temeroso, impedidos de anunciar o Evangelho por medo dos judeus.
Os discípulos esperam um sinal, quando de repente um grande luzeiro se acende onde eles se encontravam, era o Mestre Ressuscitado que entrando no local fechado da reunião, ofereço o Espírito Santo ,eles ficam alegres por ver o Senhor.
Alias, a palavra Espírito na tradição quer dizer: sopro de vida. este sopro é o mesmo que Deus coloca em nós quando somos concebidos ainda no ventre materno. Ele é renovado cada dia do nosso vida, e também no batismo.
Em pentecoste, Jesus renova em nos um novo vigor para a missão
Em Jerusalém no Cenáculo, Ele prepara os discípulos para a missão além fronteiras, e os envia como seus legítimos testemunhas rumo ao infinito meio ao mundo sem destino (errantes) ao dizer” Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês(V21b)”.
“Naquela oportunidade, Jesus fortalece seus amigos com a sabedoria e poder, dizendo:” Receba o Espírito Santo. “A quem perdoarem os pecados eles lhes será perdoados; a quem não os perdoarem, eles lhes serão retidos”, os apóstolos estão fortalecidos com uma força enviada do coração de Jesus o filho de Deus.
É o Mestre mesmo quando o diz: “A paz esteja com vocês”, a ordem foi dada, portanto:” Receba o Espírito Santo”, perdoem os pecados, a fonte de poder recebida do próprio Mestre, os discípulos são encorajados. Ate aquele momento eles não tinham esperança, para eles tudo era o fim, o mestre havia morrido.
É Jesus que sopra o Espírito Santo sobre os Apóstolos liberando-os do mundo, ascendendo neles o fogo do amor à causa do reino, mostrando-lhes que a morte não é o impe cílio, a mesma foi vencida por Jesus ao mostrar suas mãos e o lado abertas pelas feridas dos pregos.
O sopro de Jesus (Espírito) esvazia o temor e é preenchido pela coragem e pela alegria por ver o Senhor, neles é eliminado o pavor da morte e do tumulo na sexta feira, que agora esta vazia.
A ressureição do Mestre é fato positivo Jesus esta vive, os discípulos podem ver Jesus eles são conscientizando da missas.
O critério missionário é a evangelização para cada um dos presente naquele lugar onde se achavam.
No mesmo instante, Jesus abre a mente dos discípulos e eles são tomados de consciência. A sentença lhes é distribuídas: Liberdade ou escravidão. A mudança é a tarefa dos seguidores do Senhor Ressuscitado através dos testemunhos corajosos dos primeiros seguidores do novo Reino. O Reino vai surgindo de forma lenta. De um momento para o outro ele chegou até nós. Então a missão de Sonho de Jesus é realizado através dos tempos.
Deus seja louvado em tudo e todos. Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário