sexta-feira, 18 de março de 2011

SOU CRISTÃO, SOU CATÓLICO

Efésisos 1, 3-14

Amados irmãos, Paz e Bem! Quero iniciar esta mensagem com uma oração proferida por São Paulo na carta aos Efésios,(v 3-4). Ser Católico é estar inserido no Projeto de Deus, do Deus que cuida do seu povo sem escolher raça, língua ou nação. Somos obra de seu sonho, construção de sua Santa imaginação.

Jesus Cristo é o centro do projeto de Deus. Ele, o Cristo é o caminho da reconciliação, Nele, o Cristão-católico reúne toda sua humanidade. Deve haver em nós a consciência de que somos o povo de Deus na história.

A Igreja Católica é co-herdeira da humanidade de Deus, a partir do Cristo Ressuscitado. O ser Católico adquiriu sua própria natureza na disponibilidade do Cristo, esposo da Igreja. Ele é o nosso Mestre e Senhor, Ele se nos oferece como prêmio dos Céus (v 04-06).

Os Católicos são chamados a participar do corpo de Cristo na Comunidade dos crentes, na missão apostólica, agindo com autoridade de adultos. Todo Católico é edificado na rocha que é Cristo, nesta condição devemos nos abrir para todos, em qualquer cultura, nação ou raça, porque agimos como membros de um Corpo, cuja cabeça é o próprio Filho do Deus (Ef 2,19-22).

Ser Cristão-católico é crer em Cristo, viver o Cristo, seguir ao Cristo, isto é, o Cristo de Deus. Disse Jesus: “[...] amem os seus inimigos.e façam o bem aos que odeiam vocês.” (Lc. 6, 27).

O Cristão-católico, em nome de Cristo, vive em sociedade, mesmo em sociedade consumista e desumana, é ali que ele marca sua presença, porém sendo testemunha com fidelidade à causa do reino do Messias de Deus, e não de outros “messias” oportunistas.

No campo das relações, o Cristão-católico faz a diferença nas sociedades que se opõem aos valores humanos, e éticos, além de ser presença no campo da política.

O Cristão-católico deve apresentar a gratuidade e semelhança do Mestre, no amor, na misericórdia e na alegria. Difícil tarefa para outros segmentos, mas para o Cristão-católico tais atribuições diferem do paganismo. Dessa forma, o Cristão-católico, porém, deve produzir marcas profundas que atinjam corações.

Lucas salienta que as relações do julgamento humano é contraditório e impiedoso, agindo por homens pagãos sem consciência do eterno. Para nós, os Cristão-católicos em geral, devem prevalecer à misericórdia e o perdão.

Paradoxalmente, ser Católico é muito mais que ser simplesmente cristão. É esta identidade do ser católico que se estar esvaziando no meio da sociedade do pluralismo religioso e fragmentado de maneira intencional. Entretanto, os Cristão-católicos, devem defender o Cristianismo Santo e Imaculado como proposta apostólica (At.06).

Amados, a nossa gente é: A Igreja Católica como receptora das promessas do Cristo de Deus, o Cristo ressuscitado dos mortos, Ele se nos garante a eternidade (Jo 14,6b-14-). Esta garantia nos acompanha desde o batismo até o dia final. Por isso somos mensageiros do Cristo de Deus. Amém.


Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Torne-se missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário