quarta-feira, 9 de março de 2011

SANTAS MISSÕES - APELOS URGENTES DA IGREJA DO BRASIL


Amados, tomando como fio condutor os pensamentos de D. Sergio e D. Dimas, no documento 88, da CNBB, constata-se a urgência do processo missionário em nossas paróquias e em todos os rincões de nossa cidade. O apelo é urgente, a sociedade sofre como dor de parto. Segundo os referidos bispos, o caminho aberto pela conferência de Aparecida, sinaliza as necessidades de constituir um Projeto Nacional de Evangelização, através das missões. Os Bispos até propõem um lema: “a alegria de ser discípulos Missionários” (Doc 88, p. 10).

Diante do exposto, a Igreja do Brasil se abre à vocação Diaconal Permanente, preparando homens (varões) para o serviço social da missão. “É necessário primeiro que evangelho seja anunciado a todas as nações” (Mc 13,10). No intuito de preparar os candidatos, tornando-os assim capacitados como evangelizadores agentes da Missão Paroquial, as Escolas Diaconais devem organizar suas estruturas pedagógicas, a fim de atender ao apelo da preparação dos Diáconos/Missionários.

A missão irá renovar a Igreja, que já nasceu Missionária a partir do anúncio querigmático dos apóstolos. E hoje, Cristo continua a convidar missionários para serem continuadores do seu Projeto: “destina-me a conhecer os caminhos da vida: encher-me-ás de Jubilo na tua presença ( At 2,28)”.

Os Bispos do Brasil, da America Latina e do Caribe têm suplicados que as Igrejas particulares façam investimentos nas Missões populares. A Palavra de Deus tem que ser anunciada, afinal já faz mais de dois mil anos que a Igreja recebeu o múnus de Cristo com o desejo de chegar até os confins da terra. Disse Jesus: “Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt. 28, 18b-19). Tomando como referência as palavras de Jesus o documento 88 da CNBB declara: “Na força do Pai que nos ama, em Jesus, o Missionário por excelência, no fogo abrasador de Petencoste, sentimos hoje o mesmo impulso desta presença do Espírito Santo que nos move nos colocam em estado permanente de Missão. Esta é a hora! Todos somos convidados: Dioceses, Paróquias, Vida Consagrada e Comunidades”.

Portanto, a família Diaconal deve enfilerar-se a este sonho na certeza que o Senhor “então lhes abriu a mente para entender as escrituras ( Lc 24,45)” e todos retransmitirão pós treinados para o ide educar os irmãos na fé. Comunidades e povo crente devem unir–se em uma grande cruzada Santa para evangelizar.

O Papa Bento XVI manifestou seu desejo através do documento de Aparecida por ele aprovado. Sua Santidade diz: “para mim foi motivo de alegria conhecer o desejo de realizar uma ‘Missão Continental’ que as Conferências Episcopais e cada Diocese são chamadas a estudar e a realizar, convocando para isto todas as forças viva, de modo que, caminhando a partir de Cristo, busquem-se sua face”.

A Missão auxiliará no despertar dos que dormem e que estão isolados em suas idéias “Cristãs” e solteiras. Diante do apelo de Jesus: “quanto a ti segue–me (Jo 21,22b)”, todos os cristãos são convocados a irem onde o Senhor os esperam: nas periferias das cidades com seus inúmeros desafios sociais, a fim de promover o encontro com Jesus nas famílias destroçadas e desajustadas, que suplicam por socorro. Eles gritam e seus ecos são interrompidos por tantos sinais sonoros opostos ao Projeto de Deus, que os confundem e os iludem.

Amados, esta Missão é da Diaconia apostólica, encarnada nos diáconos permanentes, homens/missionários, que pela força do Espírito Santo, derramado em Pentecostes, são chamados a testemunharem Jesus Cristo nas famílias. Amém!

Tu és vocacionado ao serviço do ministério diaconal? Procure seu Bispo ou seu o Pároco. Seja um Diácono/Missionário da Igreja de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário