segunda-feira, 14 de março de 2011

POSSE DO NOVO ARCEBISPO PRIMAZ DO BRASIL

Dom Murilo Sebastião            e        Dom Geraldo Magela

Acontece no dia 25 de março de 2011, às 19 horas, na Catedral Basílica do São Salvador da Bahia, no Terreiro de Jesus, a cerimônia de posse de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj, novo Arcebispo Primaz do Brasil.

Biografia de Dom Murilo
Nascido em Brusque, Santa Catarina, no dia 19 de setembro de 1943, Dom Murilo teve a vocação sacerdotal despertada ainda quando criança. Em 1964 ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e iniciou o curso de filosofia e terologia. Cinco anos depois, foi ordenado, na sua cidade natal.

Histórico da Arquidiocese de São Salvador – Bahia.
A diocese de São Salvador da Bahia foi criada como sufragânea da Sé Metropolitana de Lisboa em 25 de fevereiro de 1551 pelo Papa Júlio III, por meio da bula Super specula militantis Ecclesiae, desmembrada da Arquidiocese do Funchal. Em 1676, o Rei Dom Pedro II fez uma petição ao Papa Inocêncio XI, para elevar à dignidade de arquidiocese a então Diocese de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, com a distinção de metrópole-primaz do Brasil. No dia 16 de novembro de 1676, o Papa Inocêncio XI, pela bula Inter Pastoralis Officii Curas, elevou-a a Arquidiocese e Sede Metropolitana Primacial, tendo como suas sufragâneas as dioceses de Olinda, São Sebastião do Rio de Janeiro, Angola e Congo, além de São Tomé. A Diocese de São Lúis do Maranhão, também criada a partir do desmembramento da Diocese de Olinda, ficaria subordinada diretamente à Sé lisboeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário