segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SAUDAÇÃO DE D. ITAMAR VIAN A DOM MURILIO KRIEGER


Abertura do Jubileu de Ouro

  
Excelência Reverendíssima
Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger
DD. Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil

É com sentimentos de vibração e fé que Feira de Santana, a nossa querida “Princesa do Sertão”, recebe V. Excelência na data em que abrimos o Ano Jubilar: 50 anos de diocese, hoje, Arquidiocese de Feira de Santana.

Dom Silvério, Bispo Emérito desta Arquidiocese, deixou o cargo, mas nunca abandonou o povo. Apesar de seus 94 anos e com suas limitações físicas, continua celebrando diariamente a missa e atendendo confissões.

A Arquidiocese, com aproximadamente 900 mil habitantes, é atendida por 46 sacerdotes diocesanos, 22 sacerdotes religiosos, nove diáconos permanentes, 27 seminaristas, 104 religiosas, mais de 1.000 catequistas, centenas de casais, lideranças, animadores de comunidades eclesiais e ministros. A Arquidiocese de Feira tem 39 paróquias, 19 municípios.

A Província Eclesiástica de Feira de Santana foi erigida no dia 16 de março de 2002 com a presença do Sr. Núncio Apostólico dom Alfio Rapizzarda. É formada por 9 dioceses:  Barra, Bonfim, Irecê, Rui Barbosa, Paulo Afonso, Juazeiro e Barreiras, Serrinha e Feira de Santana. Tem uma superfície de 322.250 Km2 e uma população de 4.731.000 habitantes, com 184 municípios e 198 paróquias.

No ano de 2002, quando foi criada a Província Eclesiástica, não havia nenhum seminário maior e nenhum curso de Filosofia ou Teologia, em toda a Província hoje temos a Faculdade Católica de Feira de Santana com mais de 100 alunos. Como por um milagre da Providência, crescemos rapidamente. Em poucos anos além do Seminário Maior Santana Mestra da Arquidiocese, foram inaugurados os seminários da Diocese de Paulo Afonso, Rui Barbosa, Serrinha, Barra e Irecê. Seminaristas da arquidiocese de Vitória da Conquista e da diocese de Juazeiro também residem aqui e estudam em nossa Faculdade Católica. Outro fato esperançoso: em breve, será construído, no bairro Papagaio, um Mosteiro das irmãs Clarissas Contemplativas, o primeiro no Estado da Bahia.

Na promoção humana e social, são muitas as obras mantidas pela arquidiocese, por paróquias e Congregações Religiosas destinadas a atender os mais necessitados. Podemos citar o Dispensário Santana, das Irmãs Sacramentinas que oferece mais de mil e quinhentas refeições diárias a crianças e idosos, e  cerca de duzentos e setenta mil atendimentos a doentes por ano, a Fazenda da Esperança destinada a recuperar dependentes químicos, o Centro Social Monsenhor Jessé que acolhe pessoas que vivem em ruas de nossa cidade, a Casa Fonte de Vida que acompanha pessoas com HIV-Aids.

Estimado irmão no episcopado Dom Murilo Krieger! Com essas breve informações sobre a Arquidiocese e a Província Eclesiástica de Feira de Santana, mais uma vez agradeço a presença de V. Excia na “Princesa do Sertão”. Junto comigo, neste sincero gesto de agradecimento, está o meu irmão no episcopado, D. Silvério, o Sr. Prefeito Municipal Dr. Tarcísio Pimenta, Senador João Durval Carneiro, outras autoridades municipais, estaduais e federais. Aqui estão os sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, e esse povo que o acolhe com festa. Que a Senhora Santana, nossa padroeira, interceda junto a Deus muitas graças e bênçãos sobre V. Excia e sobre toda a Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano

Feira de Santana 26 de julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário