segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DECRETO INSTITUIÇÃO DO ANO JUBILAR DA ARQUIDIOCESE DE FEIRA



Dom Itamar Vian
Por mercê de Deus e da Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana

Aos que este nosso decreto virem, saudação, paz e bênção em nosso Senhor Jesus Cristo!  

Com a bula Quandoquidem novae, de 21 de julho de 1962, o Papa João XXIII criava a diocese de Feira de Santana, com desmembramento da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Tendo a frente como o seu primeiro pastor, o bispo Dom Jacksosn Berenguer Prado de saudosa memória. 

“A criação de uma nova Igreja sempre foi fonte e origem de renovada esperança” afirmara o pontífice. De fato, muito frutos podem ser colhidos nesses quase cinqüenta anos, expressão do labor de muitos que trabalharam na messe do Senhor, mormente o nosso predecessor, Dom Frei Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque, OFM.

A Diocese é uma porção do Povo de Deus, na qual se constitui uma Igreja particular onde é “presente e operante a Igreja de Cristo, una santa, católica e apostólica” (Cân. 369). Visa, sobretudo, o pastoreio deste povo, procurando ir-lhe ao encontro nas suas particularidades.

Com o intuito de dar novo ânimo e vigor e fomentar uma ação pastoral mais intensa em toda a Arquidiocese de Feira de Santana, havemos bem decretar, como de fato o fazemos pelo presente, Ano Jubilar, Julho de 2011 a Julho de 2012, cujo tema é Igreja, Vida e Missão e cujo lema é: “Reaviva o dom de Deus que há em ti” (2Tm 1,6).

Que todas as forças vivas da nossa Arquidiocese, leigos, religiosos, sacerdotes, empenhem-se para que a celebração do Jubileu de Ouro de nossa Arquidiocese possa se constituir em um tempo de graça para todo o povo de Deus desta Igreja Particular.
Dado e passado nesta episcopal cidade de Feira de Santana, aos vinte e seis dias do mês de julho do ano de dois mil e onze.
+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário