terça-feira, 5 de julho de 2011

CNBB lançará o Tema da Campanha da Fraternidade 2012 na ExpoCatólica

A 8ª. Edição da ExpoCatólica será realizada de 07 a 10 de julho, no Pavilhão Verde do ExpoCenter Norte, em São Paulo. Além do lançamento da CF, a feira conta com vários outros eventos. No pavilhão estão editoras, fabricantes de artigos religiosos, gravadoras, escolas e faculdades católicas, congregações religiosas, empresas de turismo religioso e os principais santuários do país e do mundo. O destaque deste evento vai para os grandes shows com os principais artistas da música católica e as missas celebradas para o público visitante.
 
Programação - destaque

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, fará a apresentação do Tema da Campanha da Fraternidade 2012 na ExpoCatólica. O evento, que contará com a participação da presidência da CNBB, de autoridades públicas e de vários outros convidados, será realizado às 10 horas do dia 7 de julho durante a abertura da Feira. A CF 2012 discutirá questões sobre saúde e tem como Tema "Fraternidade e Saúde Pública" sob o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra". Na ocasião é esperada a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A feira

A ExpoCatólica, o principal evento católico do gênero e considerada a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina, é um retrato da expansão do segmento religioso no País. Em sua 8ª edição, a feira ocupará o Pavilhão Verde do ExpoCenter Norte nos dias 07 a 10 de julho. A mudança para um espaço maior (com 17.300 m2) foi necessária para abrigar toda a gama com os mais de 200 expositores presentes no evento: fabricantes de artigos religiosos e de material de liturgia, editoras, prestadores de serviços de tecnologia, distribuidores e representantes especializados além de entidades da própria Igreja.

A feira é realizada desde 2003, com o objetivo de fomentar e promover o crescimento desse setor, aproximando as principais empresas do ramo ao consumidor final e, em contrapartida, facilitando o acesso de presbíteros e religiosos (as) aos produtos de que necessitam para tocar o "dia a dia" das instituições que gerenciam.

O evento conta anualmente com cerca de 35.000 visitantes. O público alvo é formado por padres, freiras e lideranças religiosas, mas o evento atrai maciçamente lojistas, atacadistas e o consumidor comum, que pode visitar a feira para comprar livros, imagens sacras, incensos, CDs e também participar das atrações promovidas pelas gravadoras e editoras. Esse ano, além da programação de shows, os visitantes poderão participar de missas e celebrações ao vivo durante os quatro dias de evento.

Outro destaque da ExpoCatólica são os eventos realizados paralelamente à feira, como o Salão ANEC de Educação Católica, a Expo Vocacional, o Salão Peregrinus, de turismo religioso, e o Conage, Congresso Nacional de Gestão Eclesial, que está em sua 7ª. Edição.

Assim, mais que uma "feira de negócios" propriamente, a ExpoCatólica firma-se como um instrumento para colaborar com a Igreja em sua missão pastoral, social e evangelizadora. "Os 'bons negócios' realizados na ExpoCatólica são consequência de um trabalho sério, baseado em princípios éticos fundamentais na fé cristã e no respeito a Igreja Católica. Temos o cuidado de respeitar a religião, sua doutrina e sua liturgia em primeiro lugar; e por isso buscamos sempre o aprimoramento dos expositores e dos produtos e serviços oferecidos", afirma Fábio Castro, diretor da Promocat, empresa que promove a ExpoCatólica.

Programação cultural

A ExpoCatólica tem investido em ampliar as opções culturais para os visitantes da feira, especialmente para o público leigo, que este ano pode participar de todos os dias do evento mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), cuja arrecadação é destinada a obras assistenciais da Igreja.

A feira terá uma ampla programação de shows, com nomes importantes da música religiosa nacional. Na sexta-feira, 8 de julho, a cantora Adrielle Lopes fará o show de lançamento de seu novo CD, "Asas da Liberdade", e gravará ao vivo o DVD, pela ALP Produções. Estão confirmadas também as presenças de Padre Hewaldo, Dunga, Ricardo Sá, Cantores de Deus e Padre Joãozinho, entre outros.

As celebrações eucarísticas são outro destaque desta edição da feira. No sábado, estão programadas duas missas com transmissão ao vivo. Às 14 horas, Padre Abério Christi da Arquidiocese de São Paulo preside a missa da Rádio 9 de Julho. E às 17 horas, o Padre Robson Oliveira, reitor do Santuário Divino Pai Eterno (GO), preside a Santa Missa com a vista da imagem peregrina do Divino Pai Eterno, transmitida ao vivo pela Rede Vida direto da ExpoCatólica.

Ainda no campo cultural, o Museu de Arte Sacra de São Paulo participa pela primeira vez do evento e traz para a ExpoCatólica uma exposição com parte de seu acervo histórico, composto por imagens e paramentos religiosos provenientes de todo o Brasil.

CONAGE

O Conage, Congresso Nacional de Gestão Eclesial, está em sua 7ª. Edição e este ano traz como tema "Gestão e Evangelização: os bons administradores repartem seus dons". Nos dias 7, 8 e 9 de julho, paralelamente à ExpoCatólica, administradores e gestores de instituições católicas terão a oportunidade de trocar experiências, conhecer boas práticas e assistir a palestras com personalidades relevantes nos campos da Administração, Contabilidade, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, dentre outros temas.

Os palestrantes são colunistas exclusivos da revista Paróquias & Casas Religiosas, religiosos e profissionais de diversas áreas envolvidos com a administração. Eles ministrarão as palestras e participarão dos debates para esclarecimentos de dúvidas. Durante o Congresso, ocorrerão vários lançamentos de livros promovidos pelas principais editoras católicas, com sorteio de brindes e também sorteio de assinaturas da revista Paróquias & Casas Religiosas.

Eventos paralelos

Outros eventos importantes complementam o leque de opções para o visitante. O Salão da Educação Católica, que está em seu segundo ano de realização, é uma iniciativa conjunta da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil - ANEC e da Promocat Marketing Integrado, com o objetivo promover as instituições católicas de ensino e possibilitar a troca de experiências entre os educadores católicos.

No Salão Peregrinus, já em sua 5ª. edição, o visitante terá à sua disposição agências de turismo, operadoras e representações dos mais importantes destinos de peregrinação nacionais e de outras partes do mundo. Só no Brasil, estão registrados cerca de 150 santuários católicos, ou seja, igrejas que, por receberem grande número de peregrinos, são intituladas e cadastradas pela Igreja como lugares sagrados e de peregrinação. São estimados pelo menos 20 milhões de turistas potenciais para esses destinos.

A Expo Vocacional - Feira de Congregações e Comunidades religiosas, também em sua 5ª. edição, complementa a lista de eventos anexos à feira. Trata-se de um espaço para a promoção das vocações religiosas. A diversidade de carismas e ações evangelizadoras da Igreja será apresentada nos estandes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Conferência de Religiosos do Brasil (CRB), do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) e de movimentos e congregações religiosas.

Serviço
De 07 a 10 de julho de 2011
Pavilhão Verde - ExpoCenter Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo - SP
Promotora: Promocat Marketing Integrado
Telefone: (11) 2099-6688
E-mail:
promocat@promocat.com.br

Para a entrada é pedida a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). O visitante pode conferir a programação oficial das missas e shows e imprimir com antecedência seu convite no site: www.expocatolica.com.br

Atendimento à imprensa
Sandra de Angelis (MTB 15911)
(11) 3641-6787 ou 9911-3798
Ana Cosenza (MTB 25847)
(11) 8709-5357
sandra@promocat.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário