terça-feira, 19 de julho de 2011

Do Egito vem o socorro a Israel



(Ge. 41,55-57; 42,5-7a.17-24);(Mt.10,1-7)


José é abençoado por Deus e se torna vice-rei do Egito.
Graças a sua inteligência, Deus o usa para amenizar a fome do povo de Israel, socorrendo-os com os grãos armazenados no Egito por sete anos. Os filhos de Jacó chegando ao Egito foram testados por José, ele os reconheceu, aqueles que eram os seus irmãos.


Os irmãos de José tornaram-se prisioneiros em terras estranhas, eles reconhecem a autoridade de José, estrando por três dias na prisão.
José investiga os prisioneiros, querendo saber dos outros irmãos e do Jacó seu pai, ele fica sabendo que seu irmão Benjamim e seu pai Jacó vivem, ele deseja vê-los. 


Os irmãos de José sentem o peso da mão do Senhor, e comentam entre si no lamento, o que fizeram a José no passado: “estamos pagando agora na prisão”. 


Eles mereceram tal punição, aquele episódio no Egito, nos leva a pensar que o Mundo nos devolve os atos de nossas ações, não faça mal a ninguém, senão... podemos o encontrar mais tarde, ame sem cessar a teu irmão. 


Em Matheus, Jesus é o exemplo. Ele distribuiu aos seus amigos os poderes recebidos de seu pai. E deles (discípulos), nós os recebemos. 


A Igreja faz o mesmo no dia de hoje com sua gente, os seus batizados e seus ministros, tornando-nos seus missionários e evangelizadores. 


O evangelho nos ensina a arte de libertar os que sofrem de várias doenças e demônios. A missão dos Apóstolos agora é nossa. Tão somente nossa como herança.


É o ritmo de Deus ao alcance de todos, esta e a missão dos batizados,  anunciar que o reino esta próximo.


“Vão e expulsem os demônios”, 


“Livrem os doentes de qualquer enfermidade”,


“Não se unam com pecadores e pagãos”


“Não entrem na Somaria” (hoje ambiente contaminado: corrupção, roubalheira, prostituição, vícios e outros males).


Amados, todo batizado deve pregar o evangelho de Jesus, aos desanimados, desesperados e aos distantes da fé. Lembrem-se do mandato: curem os doentes com tua ajuda, considerando o uso da medicina e do teu amor para com os outros teus irmãos. 


Deus seja louvado em tudo e em todos.
Amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário