quinta-feira, 21 de julho de 2011

AJUDE A ÁFRICA, PEDE A UNICEF

A SECA PODE MATAR MAIS DE 500 MIL CRIANÇAS NO NORDESTS DA ÁFRICA - A forte seca que castiga o Nordeste da África está ampliando o drama da desnutrição na região, advertiu neste domingo em Nairóbi, Anthony Lake, diretor-executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

 Mais de [ ]“Meio milhão de crianças sofrem de desnutrição severa e estão em risco iminente de morrer. Precisam de ajuda imediata (...). Esta é uma crise muito grave", alertou Lake, em entrevista coletiva na capital queniana.

Lake compareceu ao lado do ministro de Desenvolvimento Internacional britânico, Andrew Mitchell, país que anunciou no sábado a doação de 60 milhões de euros de ajuda urgente para assistir aos afetados na Somália, Quênia e Etiópia.

Quase 11 milhões de pessoas, pelos cálculos do Unicef, enfrentam uma situação muito delicada no Nordeste da África, região que sofre a pior seca em seis décadas.

Na Somália, o país mais afetado, um em cada três habitantes precisa de ajuda alimentar de emergência, indicam as estimativas da União Africana (UA).

Milhares de famílias somalis estão fugindo da fome e da miséria e buscando auxílio no campo de refugiados de Dadaab (leste do Quênia), desenhado para 90 mil pessoas e considerado o maior do mundo, mas que atualmente acolhe mais de 300 mil refugiados.

"O que estamos vendo é quase uma tempestade perfeita: o conflito da Somália, os crescentes preços dos combustíveis e dos alimentos, a seca e a falta de chuvas. Ainda falta quatro ou cinco meses até a próxima colheita. Temos uma enorme tarefa pela frente", ressaltou o diretor-executivo do Unicef.

"Esta não é um crise de refugiados. Esta é uma crise regional. Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para diminuir o impacto e salvar essas pessoas", ressaltou Lake, quem visitou durante quatro dias algumas das áreas mais prejudicadas no Quênia.

Na árida região de Turcana (norte do Quênia), Lake viu o "verdadeiro sofrimento" e o "rosto silencioso da crise", ao comprovar que as crianças, se têm sorte, sobrevivem comendo apenas uma vez ao dia.

À margem do fluxo diário de pessoas da Somália que procura refúgio em países vizinhos como o Quênia e a Etiópia, a crise impacta também "milhões de agricultores e pastores nesses dois países que dependem das chuvas para sua sobrevivência", segundo o Unicef.

"Não se trata só de salvar vidas ameaçadas, mas de salvar um modo de vida ameaçado", afirmou Lake, quem admitiu que a comunidade internacional "reagiu um pouco tarde" diante das consequências da seca no Nordeste da África, a região mais oriental do continente.

"Precisamos de mais recursos para trabalhar com estes milhões de crianças que estão em risco", acrescentou o responsável do Unicef.

Por sua vez, o ministro de Desenvolvimento Internacional britânico, Andrew Mitchell, que neste sábado viajou ao campo de refugiados de Dadaab, declarou-se "profundamente comovido pela magnitude deste desastre".

Em Dadaab, Mitchell foi testemunha da "silenciosa" chegada de "centenas de mães e crianças procedentes da Somália", e constatou que mais de 10 milhões de pessoas "correm perigo pela seca" na região.

"A comunidade internacional deveria reconhecer agora a gravidade do que está ocorrendo no Nordeste da África e fazer todo o possível para impedir que piore o que já é uma situação terrível", ressaltou o titular de Desenvolvimento Internacional britânico.

Mitchell reuniu-se neste domingo com o primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, e elogiou a recente decisão do Governo queniano de abrir em breve perto de Dadaab outro campo de refugiados, com capacidade para abrigar 80 mil pessoas.                             Comentário: de Pedro Alonso.··.


AMADOS, TODOS SOMOS RESPONSÁVES PELA VIDA HUMANA, então ajude aos nossos irmãos na África, via  CNBB, depositando sua ajuda na conta do

CNBB, Brasil, Banco/Bradesco;
Ag. 0031-0,C/C 011776-1

Visite estes endereço.
E-mail asibrasil@asi.orb.br

Um comentário:

  1. Olá, Paz & Bem... Vim desejar um ótimo início de semana para você e dizer que tem um selinho lá no meu blog para você... Um Grande Abraço e fique na Paz de Deus e no Amor de Maria...

    ResponderExcluir