segunda-feira, 16 de maio de 2011

O PASTOR DO REBANHO - (Jo.10,1-10)

Jesus garante: "eu sou a porta das ovelhas”, disse também: “sou bom pastor”, com estas afirmações, entre linhas o mestres condena os falsos dirigentes que usam do poder da palavra para explorar e corromper as instituições, desviando as atenções e os propósitos constitucionais do bem social e comum.

O texto a quem referimos nos traz presente o profeta Ezequiel e no capitulo 34,  o próprio Javé é identificado como o pastor do rebanho, Ele, elege seu servo Davi como pastor de Israel. O Senhor é o pastor absoluto e não tem outro, portanto o eleito garante o bem estar das  ovelhas, e as oferecem pastagem.

O julgamento do pastor é beneficio para as ovelhas do rebanho. Em Jesus Cristo, o pastoreio é absoluto, nele é encarnado o projeto do Pai, mencionado em Ezequiel (Ez.34,23), em que diz o Senhor: "Providenciarei um só pastor para cuidar das minhas ovelhas. Será o meu servo Davi. Ele cuidará delas e será seu pastor. Eu, Javé, serei o Deus delas, e o meu servo David será o seu chefe. Fui eu, Javé, que falei. (Ez.34,23-24)

Na nova aliança, Jesus é o novo pastor do rebanho, ele traz  a autoridade  do Pai, quando busca para si a responsabilidade de pastor absoluto  dizendo: “Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas”. (Jo. 10,14-15).

 O rebanho é do Pai, garante Ezequiel quando o próprio Javé confirma em Davi seu eleito, é o Senhor quem diz: “Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas. Como o pastor conta o seu rebanho, quando está no meio de suas ovelhas que se haviam dispersado, eu também contarei as minhas ovelhas, e as reunirei de todos os lugares por onde se haviam dispersado, nos dias nebulosos e escuros. (Ez 34,11a-12).

Foi no momento do calvário que o rebanho dispersou, então Jesus volta no triunfo da Ressurreição e reúne todo o rebanho em torno de si mesmo.

[Amados], desde o episódio do cego de Jericó, passando pelos discípulos a caminho de Emaús, o mestre reúne também a nós, nos dias de hoje. Foi para isso que Jesus veio, Ele veio para que todos tivéssemos vida, vida em abundância (Jo, 10,10).

Seja ovelha do redil do senhor. 

Deus seja louvado em tudo e em todos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário