quarta-feira, 5 de outubro de 2011

REAVIVAR O CRISTIANISMO


Cuidado, Jesus contesta nosso cristianismo feito apenas de palavras, porém vazio de conteúdo, sem nenhuma ação, e nos conclama a reavivá-lo.

Efetivamente, com demasiada frequência, a vida que levamos ao longo da semana desmente nossas domingueiras profissões de fé; nossas ações contradizem o batismo que um dia recebemos; muitos dos sins que falamos a Deus e aos nossos semelhantes não passam de nãos mascarados.

Mas, afinal, que valor tem um cristianismo feito de falsos sins e de promessas não mantidas? E para que servem as nossas discussões acerca da caridade e do amor cristão, incapazes de reverter a situação de miséria, injustiça e violência em que a sociedade continua se debatendo?

É justamente aquele tipo de cristianismo estéril e sem incidência na sociedade de hoje que Jesus denuncia. Ao mesmo tempo, é um cristianismo fecundo em obras, ações e gestos de amor gratuito que ele quer exaltar e promover.

Quanto a nós, sobra-nos o compromisso de aposentar ou enterrar de vez o assim chamado “cristianismo declamatório”, cujos admiradores passam a vida louvando a beleza do evangelho, criando poesias e comparando músicas, porém nada fazem para passar da declamação à ação, a fim de transformar a dura realidade em que vivemos.

Alguém disse que o verdadeiro cristianismo requer um décimo de inspiração e nove décimos de transpiração. Em outros termos, um décimo de oração e nove décimos de suor.

Quase ninguém respeita a tabelinha acima. No entanto, um pouco de contemplação multiplicaria nossas forças, ajudar-nos-ia a sair do clube dos que “dizem e não fazem” e nos inseriria entre aqueles que “não dizem, mas fazem”. Nesse caso, com certeza o mundo seria muito melhor.

Pe. Virgílio, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário